Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Birding weekend - Fim de semana passarinhando

Nesse fim de semana, bons momentos foram vividos, em meio à natureza, em belas paisagens, junto de novos amigos, de antigos também, em busca de aves raras, vendo aquelas já conhecidas e outras pela primeira vez.

Tesoura-do-brejo (Gubernetes yetapa) na Granja do Sossego. Foto: D. Meller.
  
Logo na quinta-feira, junto com integrantes do Grupo Ave Missões, visitamos uma área antes não percorrida por nós, e a surpresa foi encontrar o simpático caboclinho, num banhado cercado por mata, onde também vimos o caneleiro-preto e o papa-lagarta-acanelado.

Caboclinho (Sporophila bouvreuil) na Granja do Sossego. Foto: D. Meller.

Na sexta-feira um passeio na Cascata do Comandaí, junto de um amigo de longa data, rendeu também um encontro raro: um ninho com um filhote do andorinhão-velho-da-cascata (ou taperuçu-velho). O que mais me surpreende, no entanto, é o habitat que essa ave tem, ou está pousado na cascata, e lá tem seu ninho, ou está esvoaçando pelo céu de todas as formas possíveis.

Ninho e filhote de andorinhão-velho-da-cascata (Cypseloides senex). Foto: D. Meller.

No sábado e domingo o negócio ficou ainda mais intenso, já que um casal de observadores de aves de São Paulo e Paraná estava disposto a conhecer alguns de nossos mais ilustres pássaros, como o veste-amarela, por exemplo. Mas sabe como é... aves voam, são livres, nunca existe a certeza de que estarão lá. Fomos atrás, mesmo sendo o encontro imprevisível, e aos poucos fomos colhendo frutos pelo caminho.

Petrim (Synallaxis frontalis) no Cemitério Parque Jardim da Paz. Foto: D. Meller.

O que mais me surpreendeu é que aves relativamente fáceis de encontrar por aqui eram de grande procura por esse casal, que se encantava ao observar pássaros como sanhaçu-papa-laranja, cardeal, tico-tico-rei, balança-rabo-de-máscara, etc. 

Balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola) macho na Granja do Sossego. Foto: D. Meller.

O mais bacana é que sempre estamos aprendendo com a natureza e com os colegas de atividade, com quem sempre nos divertimos muito. Nesse fim de semana, além do já citado ninho encontrado na cascata, observei pela primeira vez no município de Santo Ângelo um tipio e um bando de andorinhas-de-dorso-acanelado, ambos na Granja do Sossego.

Tipio (Sicalis luteola) na Granja do Sossego. Foto: D. Meller.

Andorinha-de-dorso-acanelado (Petrochelidon pyrrhonota) na Granja do Sossego. Foto: D. Meller.

Por fim, em nome de todos, gostaria de deixar um agradecimento especial ao amigo Paulo B. Rodrigues e família, tanto por nos disponibilizarem visitar a Granja do Sossego, como pela preocupação no bom sucedimento de nossa busca, indicando aonde nosso passeio viria ter um desfecho de ouro: o encontro com o veste-amarela!!!

Veste-amarela macho (Xanthopsar flavus) na Granja do Sossego. Foto: D. Meller.

Dante, Mônica e Marco na Granja do Sossego.
---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

---------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. É isso aí, Dante ! O Sossego sempre estará de porteira aberta para os "passarinheiros" de perto e de longe. Pena não ter podido acompanhá-los desta vez ... fica prá próxima !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Paulo! Em breve o Marco postará as fotos dele no wikiaves, aí poderemos apreciar imagens melhores do que vimos lá. Abraço!

      Excluir
  2. Lindo post Dante! E quantos achados! Dá próxima vez que passarmos pelas missões eu e a Juli vamos querer conhecer a granja do sossego! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Miguel! São sempre bem-vindos! A granja é muito boa para encontrar espécies de banhados e áreas abertas. Vale a pena mesmo! Abraço

      Excluir
  3. Que legal Dante!Quantas aves lindas! E com um ótimo guia que tu és deve ter sido uma ótima passarinhada mesmo!Um abraço e boas passarinhadas. Vou ficar aqui sonhando em ver o veste-amarela um dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... O veste é uma das aves mais bonitas que eu já vi mesmo. Mas vocês como bons passarinheiros logo vão topar com ele em algum passeio. Valeu, um abraço!

      Excluir
  4. Dante,

    eu e a Mônica agradecemos de coração pela maravilhosa passarinha e pelo mais novo amigo nesse Brasilzão! E também ao Paulo Rodrigues, que não tivemos a oportunidade de conhecer dessa vez.

    E vc esqueceu de citar o barulhento, o bichoita, o S. pileata... :-) todos novidades pra nós curitibanos apaulistados. :-)

    Abraços

    Marco Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marco! Eu que agradeço a visita de vocês. Espero possamos nos encontrar mais vezes por esse nosso maravilhoso Brasil. E to curioso demais pra ver tuas fotos, hehehe.

      Grande abraço!

      Excluir