Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A “passarinhada” perfeita (receita)... e o banho da anta!

* Por Paulo Buchabqui Rodrigues

Combinei com meu amigo Dante Meller (biólogo especializado em aves de rapina e excelente guia com olhos de águia e audição de coruja) uma passarinhada de três a quatro dias no Parque Estadual do Turvo, a maior reserva florestal do Rio Grande do Sul, com mais de 17.000 hectares.

Contudo, o maior segredo desta receita foi ter podido curtir tudo junto com minha esposa Márcia e meus dois filhos, Pedro e Felipe! 


De quebra, aproveitamos ainda a alegre companhia das meninas integrantes do Grupo Ave Missões: Luana e Adelita e, somando-se a isso, mais alguns “passarinheiros” de locais tão diferentes quanto Pelotas, Porto Alegre, Santa Rosa e Santa Maria. Levamos conosco binóculos, câmeras fotográficas, play-back, luneta e muita disposição para caminhar... ...


Martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona). Foto: Paulo B. Rodrigues

     
Agradecidos, recebemos então as bênçãos do céu; dias ensolarados, sem vento nem mormaço, com temperaturas entre 12 e 26°c. Na verdade foram dias absolutamente perfeitos para se estar junto à natureza! E depois desses dias em meio à floresta com duas visitas ao Salto do Yucumã, na despedida mais um presente: uma churrascada no sítio do novo amigo Cláudio Furini onde fomos maravilhosamente bem recebidos! Resultado: 67 espécies fotografadas por mim, sendo 29 delas pela primeira vez! E o fotógrafo não é tão bom assim, ainda que tenha conseguido filmar um passeio de anta pela lagoa!



O que não fotografei, outros fotografaram e mesmo assim vários outros “lifers” ficaram guardados só na alma... como uma bela promessa para a próxima vez! E o mais importante de tudo: estando longe das “necessidades” da vida urbana, trouxe embora no coração uma paz que me fez lembrar que, ao longo da vida, foi sempre nas coisas mais simples onde encontrei a felicidade!!



Valeu, Turvo! Até a próxima...

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Três dias no Turvo, uma na Guarita... várias aves!
---------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Essa família é especial!!! Parabéns pelo relato, pelas fotos e pela família que construíram, Paulo! Saibam que vocês nos são muito queridos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post Paulo, gostei muito do relato! Boas passarinhadas a todos!

    ResponderExcluir
  3. Paulo muito legal teu relato, e o passeio deve ser realmente lindo! E melhor ainda na companhia da familia. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Paulo que lugar lindo e que belo relato!Boas passarinhadas!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa tua família, Paulo! Ficamos encantados em conhecer vocês e espero que essa amizade prossiga em outras ocasiões(onde eu possa participar sem estar de plantão...). Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. -Voce vai ver agora, no GLOBO REPORTER, com o premiado reporter fotográfico e cinematográfico mundial de natureza PMM (Paulo Marido da Márcia).....Como encantar uma Anta ?! Como aliciar uma Anta e faze-la aparecer e refestelar-se SÓ pra sua família ?! Como adestrar uma Anta para que dê VOLTINHAS e DESVIOS dentro duma lagoa ?! Assista no próximo bloco: o quarteto fantástico se aventura pela selva das proximidades do bairro São Pedro, atrás do único Gato do Mato filmado até hoje nas missões...NÃO PERCAM !

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos os amigos pelos comentarios ! Mas, Rudi, sinceramente ... que exagero ! hahahahahahahhahaha ...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir