Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 1 de fevereiro de 2020

O show do chororó em terras "paulistanas"

Inambu-chororó. Foto: Paulo B. Rodrigues.
* por Carlos Neimar Kuhn
Para não escapar do costume, no último final de semana de janeiro, realizamos a saída anual do Grupo Ave Missões em São Paulo das Missões.

Já na sexta-feira, dia 24, a tardinha chegaram os primeiros participantes, o Furini e sua esposa Jurema.

Como era de meu conhecimento o poleiro de um urutau, já fomos lá fazer o primeiro registro da nossa saída...


Além da busca de registros novos, esse ano temos a corrida em busca de registros para o Baita Ano, uma competição saudável onde os observadores tentam registrar o maior número de espécies possíveis. Às 06 hs da manhã tomamos um rápido café e logo iniciamos nossa passarinhada, a fim de aproveitar as horas de temperatura mais amena, quando a passarada está em maior atividade. Fizemos a tradicional “volta no morro”, passando por propriedades vizinhas nossa.

 
Pica-pau-branco (Melanerpes candidus) e balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola). Fotos: Cláudio Furini.

Vários registros feitos logo na saída, com alguns pontos de bandos mistos. Surpresa foi uma breve aparição da gralha-azul, a qual havia sido registrada em julho de 2019. Espécie que não estava prevista para ser encontrada no local e não conseguimos fotografar ela desta vez. Em seguida ouvimos o canto do inambu-chororó. Nos preparamos e tocamos o playback na tentativa de atrair a ave. Para a grata surpresa, a ave respondeu, aparecendo em área limpa e passando várias vezes na nossa frente. Espécie difícil de ser fotografada, rendeu belas fotos desta vez. Para o município, tínhamos apenas o registro sonoro do mesmo.

 Inambu-chororó (Crypturellus parvirostris). Foto: Carlos Neimar Kuhn.

À tarde recebemos o Ademir e a Débora. Além de uma fotografada nas proximidades da casa, partimos para uma área mais alta do município, com afloramento rochoso e uma mata que mais lembra um cerrado. No caminho registramos o gavião-cabloco, espécie esta que havia sido registrada apenas uma vez no município. Sob um sol intenso, não registramos muita coisa nesta tarde. Durante a noite registramos novamente o urutau. Fechamos o dia com 104 espécies observadas.

   
Gavião-caboclo (Heterospizias meridionalis); foto: Carlos Neimar Kuhn. Urutau (Nyctibius griseus); foto: Ademir Fick.

No domingo, dia 26, perdemos a presença do Furini e recebemos alguns integrantes de Santo Ângelo, Adaltro, Márcia e Paulo. Fizemos o mesmo roteiro que havia sido realizado no dia anterior. Todo mundo ansioso em talvez conseguir registrar novamente o inambu-chororó. Novamente deu as caras aparecendo logo após os primeiros toques de playback, rendendo boas fotos aos participantes.

 
 
Alma-de-gato (Piaya Cayana), gavião-carijó (Rupornis magnirostris), beija-flor-de-topete-azul (Stephanoxis loddigesii) e pássaro-preto (Gnorimopsar chopi). Fotos: Adaltro C. Zorzan.

Outra surpresa agradável foi o arapaçu-de-bico-torto, que respondeu após uma breve tentativa de atraí-lo, no mesmo local onde fora visto em outra saída. Rendendo poucas fotos, vocalizava frequentemente, porém não se apresentava visualmente.

 
Arapaçu-de-bico-torto (Campylorhamphus falcularius) e grupo Ave Missões. Fotos: Carlos Neimar Kuhn.

Após o almoço, decidimos encerrar a saída em virtude do forte calor. Não teríamos muito sucesso saindo no período da tarde. Ao total foram 118 espécies registradas na saída (veja a lista!). Quebramos a regra de confraternizar no Café Colonial da Kerbfest, mas quem sabe no ano seguinte a faremos.

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também

Já virou tradição... 25ª Kerbfest e 5ª Passarinhada Ave Missões

---------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Sempre bom passarinhar com os amigos no Cantão Suíço das Missões!! Obrigado pela hospitalidade, Carlos e família!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, parabéns! Registros muito interessantes!

    ResponderExcluir
  3. Nunca mais vi na minha região sanhaço suiris.. Outros lugares num sei se ainda vêem!!

    ResponderExcluir
  4. lindas fotos!
    Se você quiser ver mais fotos de pássaros, eu convido você para o meu blog.

    https://avesdecordobayargentina.blogspot.com

    ResponderExcluir