Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 28 de novembro de 2009

Projeto Ave Missões - Conhecendo e valorizando as belezas de nossa terra

     Iniciativa do Instituto Estrela Radiante em parceria com o curso de Ciências Biológicas da URI - Santo Ângelo, o Projeto Aves Missões tem como objetivo conhecer e valorizar a riqueza natural da região missioneira. As aves são o foco principal do projeto, mas outras formas de vida, como borboletas, por exemplo, também serão alvo de pesquisas e turismo ecológico.
     O Projeto conta com a ajuda do Naturalista Marc Egger, que há mais de 20 anos vem trabalhando com ecoturismo em diversos países, como a Costa Rica e o Brasil. Marc, além de poder conhecer um pouco de nossa fauna e flora local, também nos agraciou, com uma palestra sobre o projeto e suas diversas vivências em meio às belezas da natureza.
     Em algumas poucas saídas a campo, Marc, Eu, Patrícia e Carlos Pippi (Organizadores do projeto) identificamos aproximadamente 90 espécies de aves no município de Santo Ângelo, sendo que este número pode ser facilmente elevado a cerca de 150 espécies se aumentarmos o número de áreas e saídas a campo.
     Ao que parece, a avifauna da região missioneira é uma das mais desconhecidas no Estado do Rio Grande do Sul (Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no RS) e, como objetivo específico, o projeto pretende, primeiramente, fazer um levantamento sobre as espécies de aves ocorrentes no município de Santo Ângelo, e depois, então, em toda a região das Missões.

Na foto, feita por Dante Meller, o joão-de-barro (Furnarius rufus) junto a seu ninho, em construção, na cascata do comandaí..

3 comentários:

  1. Esperei por muitos anos que fosse realizadas novas pesquisas sobre a fauna e a flora do município de Santo Ângelo. Como ratazana de Arquivos encontrei e publiquei na Coluna Memória do Jornal das Missões alguns dados sobre a fauna e a flora da década de 20 relizado por Serafim Dias.
    Parabéns!
    Como vinha acompanhando pelos jornais as atividades que vcs realizavam e realizam tornarei postadora no seu blog.
    Eunísia

    ResponderExcluir
  2. Legal, Eunisia. Inclusive, eu li seu artigo no jornal e achei muito interessante. Gostaria de ter acesso a esses dados de Serafim Dias...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Entre em contato com o pessoal do Arquivo Histórico Municipal e busque dados no relatório do último intendente Ulysses Rodrigues, data precisa de 1920 a 1924. Visite meu blog:
    http://meuseuseseus.blogspot.com/

    ResponderExcluir