Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

sábado, 11 de dezembro de 2010

Visita às "nossas" aves

     No último domingo o grupo Ave Missões realizou uma saída para observar aves em Santo Ângelo. Tivemos como presença a visita de um amigo observador de aves que é natural de São Paulo das Missões e atualmente mora em Triunfo: o biólogo Carlos Neimar Kuhn.

Grupo Ave Missões com o biólogo Carlos à esquerda.


     Após conhecer algumas de nossas aves através deste blog e do site interativo wikiaves.com.br, Carlos entrou em contato, pois tinha interesse em ver algumas espécies que aqui ocorrem, como o falcão-peregrino e o veste-amarela, por exemplo.
     A princípio fomos ao Sítio Almeida e à Granja do Sossego onde, em ambos, fomos bem recepcionados. No primeiro vimos, além de espécies antes já observadas, como o gavião-de-rabo-curto melânico, um casal de papa-lagarta-verdadeiro (Coccyzus melacoryphus), o que me deixou bastante animado, pois pouco tenho visto esta espécie na região.
     Mais tarde, já na Granja do Sossego, avistamos alguns gaviões-do-banhado (Circus buffoni), sempre voando com elegância e bem capturados pela lente do Carlos. O legal era que possuiam plumagens distintas, uns negros, outros claros, etc., o que permitia, muitas vezes, diferenciá-los. Mas, nada do veste-amarela... que algumas vezes já vimos por lá. Tudo bem, o falcão-peregrino também não apareceu, nem lá e nem na torre onde costumava ser observado.

Gavião-do-banhado e seu vôo elegante. Foto: Carlos N.  Kuhn.

     Após sairmos da Granja resolvi propor ao Carlos uma visita há um local próximo, o Cemitério Parque Jardim da Paz (que por sinal poderia chamar-se Parque das Aves). Lá existe um banhado que produz resultados significativos e o melhor de tudo é que a Adelita - que nos acompanhou o dia inteiro - achou uma ótima idéia! Enfim para lá fomos. Como já era tarde e o sol estava se pondo, não ficamos muito tempo, porém, o pouco que ficamos foi expressivo. Conseguimos ver, entre outras aves mais comuns, um maçarico-solitário (Tringa solitaria), um caboclinho (Sporophila bouvreuil) e um casal de tesouras-do-brejo (Gubernetes yetapa) e, para quem admira as belezas da criação, um belo pôr-do-sol. 

Caboclinho. Foto: Carlos N. Kuhn.

     Ressalto aqui a importância destes dois últimos registros, pois são espécies raras e pouco conhecidas no Rio Grande do Sul (Bencke et al. 2003).

Casal de tesouras-do-brejo. Foto: Carlos N. Kuhn.

     Como sempre, a natureza tem suas próprias revelações e, praticamente nada, sai como esperamos, mas não quer dizer que sentimo-nos frustrados, muito pelo contrário, o esforço sempre é recompensado e a vida parece reconhecer isto. Por fim, sentimo-nos agraciados e, se não vimos uma ou outra espécie procurada, ficam abertas as portas a novas visitas àqueles que nossa humilde terra (e suas aves) buscam conhecer.

4 comentários:

  1. Novamente agradeço a atenção de voces pela passagem deste dia e renovo o convite para fotografarmos na minha cidade. Para mim foi um dia excepcional e, com certeza, pretendo retornar aí em breve. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Carlos! Em breve espero nos encontrarmos na sua terra, que terei satisfação em conhecer. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dante e demais observadores e apreciadores das aves missioneiras. venho aqui cumprimentar a iniciativa do blog e o seu papel fundamental na divulgação da avifauna principalmente para a comunidade leiga. Essas iniciativas contribuem para não só para a conservação das aves, mas para o bem estar da população. A educação ambiental através de palestras, saídas de campo, divulgação cientifica em veículos de imprensa(como a reportagem no diário de santa maria)e como este blog, é a melhor maneira de mudarmos a conciencia das pessoas envolvidas na tomada de decisões e das nossas crianças.
    Por fim, quando estiveres por Santa Maria com tempo, vamos combinar uma sáida com o nosso clube de observadores de aves (COA-SM). Aqui em Santa Maria e região também somos agraciados com uma afifauna de extrema beleza e encanto.

    Saudações e que continues nessa caminhada!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas palavras e incetivos, Tchesco. Sem dúvida tudo que falou é importante, pois é pela preservação. Quando puder aparecer por Santa Maria entrarei em contato sim. É sempre bom aprender com os colegas... Um abraço!

    ResponderExcluir