Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

AvesTour pelas Missões

Não é de hoje que a região das Missões é conhecida por sua história e cultura. Quando o assunto trata de suas riquezas naturais, porém, muita coisa fica guardada nos "fundões de campo" e foge ao conhecimento popular. Não é a primeira vez que falo desse assunto, e cada vez mais me convenço de que um grande parque deveria ser criado em nossa região, a qual não possui nenhum e, certamente, não por falta de belezas cênicas, de flora e de fauna.


Anu-coroca (Crotophaga major) nas matas ciliares de Dezesseis de Novembro. Foto: Dante Meller.

Salto do Pirapó no Rio Ijuí em Roque Gonzáles. Foto: Dante Meller.

Fim de semana passado eu e alguns amigos percorremos a região a fim de observar e fotografar aves. O resultado foi muito gratificante, com registros inesperados e muito importantes, sugerindo áreas com alto interesse de conservação. Como de praxe, lições foram aprendidas, e, com o registro mais importante, a maior de todas: Deus em primeiro lugar e o resto virá por acréscimo...

Cascata-do-comandaí em Santo Ângelo, com Jeferson Haas, Paulo Dorensbach e Carlos Neymar Kuhn. Foto: Caroline Kuhn.

Gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis) em São Paulo das Missões, após participarmos da missa com a comunidade local, mesmo sacrificando o melhor período para observaçao de aves, a manhã. Foto: Dante Meller.
     
É interessante como a atenção deve ser plena e companheira do observador de aves, especialmente em ambientes florestais, onde pequenas aves podem significar grandes registros. Não esqueça de estar atento!

Fêmea do pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii) em São Paulo das Missões. Foto: Dante Meller.

Miudinho (Myiornis auricularis) em Roque Gonzáles. Foto: Dante Meller.

Uma vez um excelente ornitólogo me falou: "é... as aves estão sempre nos surpreendendo". Cada vez que encontro uma ave num local inesperado, lembro da frase deste amigo. Assim, outro amigo, o biólogo Carlos N. Kuhn, nos levou até o encontro de dois araçaris-castanho (Pteroglossus castanotis), na praça do município de Cândido Godói. E, segundo pessoas locais, parece que as aves têm o local por morada, o que além de inexplicável, é fascinante!

Araçari-castanho em Cândido Godói. Foto: Dante Meller.

A noite, por natureza, é misteriosa. No meio de uma floresta, esta afirmação ganha ainda mais sentido,  especialmente quando o medo perde as forças e os animais da mata se revelam com espontaneidade. Em algumas andanças noturnas por São Paulo das Missões, encontramos além de aves crípticas, como o tuju (Lurocalis semitorquatus) e o urutau (Nyctibius griseus), também outros animais.

Urutau ou mãe-da-lua. Foto: Dante Meller.
Gambá-de-orelha-branca. Foto: Dante Meller. 

Limnomedusa macroglossa. Foto: Dante Meller.

Libélula. Foto: Dante Meller.

Conhecer melhor a região das Missões tem sido um privilégio não somente para o conhecimento de nossa avifauna, mas também de valores que muitas vezes estão guardados no silêncio dos campos, no som das matas, no murmúrio das águas e no coração das pessoas simples. Cada vez que viajo, ando acompanhado do Canto dos Livres do saudoso Cenair Maicá que sobre nossa região muito peleava cantando:
           
"Quisera ter a alegria dos pássaros na sinfonia do alvorecer e cantar para anunciar quando vem chuva e avisar que já vai anoitecer. E ao chegar a primavera, com as flores, cantar um hino de paz e beleza longe da prisão dos homens e da fome pra nunca cantar tristeza".

Foto: Dante Meller.

Muitas outras aves foram vistas neste tour, entre elas, falcão-peregrino, coruja-orelhuda, tesoura-do-brejo, etc... não caberiam todas aqui! O que esperamos é que a consciência de nossa gente trabalhe para que elas possam todas caber não apenas nos livros, na televisão e nos sites de internet, mas aonde realmente elas cabem: na NATUREZA!

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

Passareio em São Chico
---------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

  1. Oi Dante conheci o blog através da minha amiga e também sua colega, a Bióloga Adelita Rauber. Eu já admirava as aves, mas depois que a conheci passei a AMAR. Quando vejo um pássaro lembro logo dela, fico imaginando a reação dela se estivesse ali.
    Achei a ideia do concurso uma forma bem inteligente de ensinar as pessoas a preservar, pena que eu não posso participar... Mas quem sabe de uma próxima vez.
    Abraço Enedina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Enedina! As aves realmente nos fascinam e fotografá-las é muito bacana... Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns Dante, conseguiste descrever com poucas palavras as emoções vividas no passeio.
    Foi um prazer a passarinhada ao lado dos amigos.

    Ah, e perder a trilha durante a noite na mata faz parte!!

    ResponderExcluir
  3. Oi. É a primeira vez que visito esse Blog, que achei por causa do concurso da fotografia. È fico muito feliz se de cara já encontro coisas e aves do nosso querido Cantão Suíço das Missões(São Paulo das Missões) Pelas fotos se vê: Quanta beleza, que muitas vezes nos cerca e passa despercebido.
    Milton Schnorr Kunst (miltonkunst@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton. Que bom que você visitou o blog. São Paulo das Missões tem muita natureza ainda, temos que lutar pra preservar! Um grande abraço!

      Excluir