Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Por fim, o Grupo Ave Missões visitou o Rancho LM

Jovem surucuá-variado.
Já havíamos cancelado duas saídas em 2013 para o Rancho LM, uma por falta de participantes, outra por conta da chuva.

A persistência é, no entanto, uma das formas mais eficazes de se chegar a algum lugar.

Para fechar o ano, enfim, fomos até um dos locais que preserva uma das matas mais belas na Capital das Missões, e encontramos várias aves interessantes.
Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) no Rancho LM.

Esta saída foi organizada para o fechamento do ano, sendo nove os participantes da atividade, incluindo um visitante de Porto Alegre, com origens nas Missões, o Antônio Brum.

Grupo Ave Missões e Antônio Brum no Rancho LM.

Ao longo da manhã observamos cerca de 52 espécies. Algumas delas foram somente ouvidas, como o inambu-xintã; muitas outras foram avistadas, como o pica-pau-dourado; e algumas fotografadas...

Gaviãozinho ou gavião-miúdo (Accipiter striatus) no Rancho LM.

Socozinho (Butorides striata) sobrevoando o Rio Ijuí no Rancho LM. 

Um dos motivos que faz do Rancho LM um local especial são as matas ciliares à beira do Rio Ijuí. Neste ecossistema observamos pela segunda vez apenas no município de Santo Ângelo o anu-coroca, uma ave típica das matas ribeirinhas da região noroeste do estado.

Anu-coroca (Crotophaga major) à beira do rio Ijuí no Rancho LM.

Deixo aqui um feliz natal a todos os participantes do Grupo Ave Missões e a todos os leitores de nosso blog! Que Deus os abençoe e traga novas esperanças para o ano que vem!

Um abraço!

2 comentários:

  1. Muito legal. Quase tudo perfeito... exceto pulgas e aranhas :(

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, fiquei encantado com a recepção e com o grupo, só me resta agradecer a todos,especialmente, pelo o carinho e por terem me deixado tão a vontade. Com toda a certeza este encontro vai ficar gravado como um marco na minha vida acadêmica e como início de um novo hobby, muito legal, identificar e classificar passarinho. Não poderia deixar de mencionar o Carlos, que Alma espetacular! Alias, todos vocês são almas especiais, como algumas espécies de aves raras - difíceis de se encontrar, nos dias atuais. Que privilégio o meu cruzar com estas pessoas tão singulares. Valeu galera do Ave Missões.

    ResponderExcluir