Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Uma simples visita ao Turvo e...

* por Dante Andres Meller
Gavião-de-penacho no Turvo. Foto: D. Meller.
Não é todo dia que a sorte sorri pra gente, mas tem dias que a vida sabe ser generosa... O engraçado é que normalmente é quando já não esperamos mais.

Cerca de um mês após deixar de ser gestor do Parque Estadual do Turvo, e não mais habitar a "Amazônia" gaúcha, retornei para uma breve visita.

Além de reencontrar colegas e amigos, visitar o Salto do Yucumã era também uma das prioridades. Enfim, a gente nunca sabe o que pode aparecer...

Confesso que tenho uma grande admiração pela paisagem do Salto do Yucumã... foram inúmeras as vezes em que fui lá para espairecer, procurar rapinantes ou tentar ver algo ao longo dos 15 km de estrada que cortam a floresta até chegar ao Salto. A chance de topar com alguma coisa interessante sempre existe. Esse é um dos mais fascinantes aspectos do Turvo, a oportunidade está lá, por mais que seja rara ou custe aparecer.

Garça-moura (Ardea cocoi) na paisagem do Salto do Yucumã. Foto: D. Meller.

Meu gosto pelo Turvo, no entanto, desde sempre esteve muito ligado também às áreas de borda do parque. É justamente na borda que, muitas vezes, encontramos com facilidade certos rapinantes, outras aves relativamente raras, e mesmo registros inesperados podem ser feitos. E, também, no entorno do parque tem alguns moradores com os quais fiz grande amizade, portanto nada mais oportuno do que visitá-los e ficar de olho no que poderia aparecer...

Gavião-preto (Urubitinga urubitinga) sobrevoando área de borda do Turvo. Foto: D. Meller.

Iraúna-grande (Molothrus oryzivorus) em área de borda do Turvo. Foto: D. Meller.

Fêmea da maria-preta-de-bico-azulado (Knipolegus cyanirostris) em área de borda do Turvo. Registro novo para Derrubadas. Foto: D. Meller.

Mas, como eu vinha falando, a estrada que leva ao Salto pode revelar muita coisa surpreendente. Nessa rápida visita, consegui um dos registros mais raros que já fiz no parque: um gavião-de-penacho com uma cutia em suas garras. Repare a força desse gavião pelo tamanho da cutia que pegou (a presa deve pesar no mínimo um terço a mais que o próprio gavião!).

Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) com uma cutia nas garras na estrada do Salto. Foto: D. Meller.

Fazia algum tempo que eu tentava fotografar de jeito um gavião-de-penacho adulto, ele já havia me "escapado" algumas vezes, tendo eu ficado com aquele sentimento frustrante de quase conseguir. Desta vez não teve quase... a visão foi privilegiada, marcante e inesquecível. Algo a agradecer sempre!

Veja e sinta um pouco desse encontro nesse vídeo abaixo:

---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:

No alto de uma grápia havia uma harpia...

---------------------------------------------------------------------------------

14 comentários:

  1. Perfeição da Natureza! :D Parabéns pelo teu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Dante, como já havia lhe dito essas coisas não acontecem por acaso, isso é mérito! Parabéns novamente pelo inigualável registro.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha. Deve ter sido emocionante observar o gavião com a presa. Parabéns Dante!

    ResponderExcluir
  4. Felicitaciones !!!!!!! muy bueno el registro !!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns !!! Belas fotos e magnífico registro deste Gavião com sua presa . Simplesmente fantástico ...

    Ass.:Lucas N Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por mais esse espetacular registro!!

    ResponderExcluir