Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 14 de janeiro de 2018

Visitando o país dos "parks"

*por Dante Andres Meller
Coruja-das-neves, Snowy Owl. Foto: DAM.
Essa virada de ano tivemos a oportunidade de viajar para os  estados da Califórnia e Massachusetts, e conhecer alguns dos mais famosos parques e animais norte-americanos.

Na Califórnia, além de visitas ao parque regional Eldorado e ao San Diego Zoo, também fomos aos parques nacionais do Yosemite, Sequoia e Joshua Tree.

Na costa leste, a visita a áreas de preservação foi mais rápida, mas não menos interessante, sendo o refúgio nacional de vida selvagem Parker River um hot-spot para os observadores de aves durante os meses de inverno.

A viagem não aconteceu somente para observação de aves, mas como tínhamos nossas máquinas em mãos, sempre que possível clicávamos algo que nos chamasse atenção. Nosso contato com as aves norte-americanas começou logo que chegamos, onde nos instalamos em Lakewood, CA, e lá mesmo já começamos a fazer alguns clicks.

Western Bluebird (Sialia mexicana). Foto: DAM.

Yellow-rumped Warbler (Setophaga coronata). Foto: DAM.

Marina de Long Beach

O primeiro local onde tivemos contato mais direto com aves foi quando fizemos um passeio de barco pela marina de Long Beach. Lá vimos diversos tipos de aves aquáticas, como mergulhões, carquejas, biguás, gaivotas e até enormes pelicanos!

Marina de Long Beach. Foto: DAM.

Leões-marinhos descansando na Marina de Long Beach. Foto: DAM.

Western Grebe (Aechmophorus occidentalis). Foto: DAM.

Brown Pelican (Pelecanus occidentalis). Foto: DAM.

El Dorado Regional Park

Um piquenique em um parque a poucos minutos de casa foi o suficiente para termos um bom dia de observadores de aves, com registros bem interessantes, incluindo algumas marrecas, diversos pássaros e alguns rapinantes, com destaque para a águia-pescadora. Além do mais, os esquilos foram um atrativo à parte...

Esquilo, Fox Squirrel. Foto: Ataiz C. Siqueira.

Black Phoebe (Sayornis nigricans). Foto: Ataiz C. Siqueira.

Western Scrub-Jay (Aphelocoma californica). Foto: Ataiz C. Siqueira.

Águia-pescadora, Osprey (Pandion haliaetus). Foto: DAM.

San Diego Zoo

Visitar o zoológico de San Diego foi um programa mais para a família, mas além de vermos diversos animais cativos interessantes, como o condor-da-califórnia, também pudemos encontrar alguns silvestres no caminho e mesmo dentro do zoo, como gaviões.

Red-shouldered Hawk (Buteo lineatus). Foto: DAM.

Yosemite National Park

A ida para o Yosemite foi o passeio californiano mais empolgante em termos de natureza, paisagem e aves. As montanhas rochosas são de tirar o fôlego e nessa época alguns pontos mais elevados concentram neve. Foi nos arredores desse parque que pudemos também encontrar muitos rapinantes, incluindo aqueles mais empolgantes, as águias americanas, tanto a careca como a real. Além disso outros animais também foram avistados, como cervos, esquilos e diversos passarinhos.

Vista das montanhas no Yosemite. Foto: Ataiz C.Siqueira.

Vista para cascata no Yosemite. Foto: Ataiz C. Siqueira.

Lago congelado no Yosemite. Foto: DAM.

Red-tailed Hawk (Buteo jamaicensis). Foto: Ataiz C. Siqueira.

Águia-careca, Bald Eagle (Haliaeetus leucocephalus). Foto: DAM.

Águia-real, Golden Eagle (Aquila chrysaetos). Foto: DAM.

Sequoia National Park

A visita a este parque foi movida pelas lendárias sequoias gigantes, que impressionam tanto pela altura como pela largura. A maior delas neste parque, General Sherman, tem impressionantes 84 metros de altura e 31 metros de circunferência. É preciso cerca de 20 pessoas para abraçar essa árvore que data de cerca de 3 mil anos de idade. Ao subir as montanhas em direção à floresta gigante, a vista também foi ficando espetacular...

Vista nas proximidades do Sequoia National Park. Foto: DAM.

Vista das montanhas no Sequoia National Park. Foto: DAM.

Acorn Woodpecker (Melanerpes formicivorus). Foto: Ataiz C. Siqueira.

The General Sherman Tree. Foto: DAM.

Joshua Tree National Park

Esse é outro parque riquíssimo em cenários, trazendo muita inspiração pela vastidão dos desertos, embelezados pelas características rochas, plantas e animais. A árvore que dá nome ao parque, Joshua Tree, já foi motivo de inspiração por exemplo para a banda U2, no clássico álbum homônimo ao da planta. Curiosamente, quando chegávamos ao parque tocava na rádio uma das canções desse disco.

O local abriga também uma espécie muito familiar dos desenhos animados, o papa-léguas (Greater Roadrunner), mas apesar de não vermos a espécie, conseguimos alguns registros de outras aves, o que junto com todo o cenário, nos fez satisfeitos demais com a viagem.

Joshua tree no deserto Mojave. Foto: Ataiz C. Siqueira.

Cactus Wren (Campylorhynchus brunneicapillus). Foto: DAM.

Phainopepla (Phainopepla nitens). Foto: Ataiz C. Siqueira.

White-tailed Antelope Squirrel (Ammospermophilus leucurus). Foto: DAM.

Common Raven (Corvus corax). Foto: DAM. 
  
Cactus Garden no deserto do Colorado. Foto: DAM.

A costa leste

Além das visitas às áreas da Califórnia, também estivemos na região de Boston, onde visitamos uma área com um chamarisco, digamos assim, pra lá de especial. Quem, por acaso, não gostaria de ver a famosa coruja do Harry Potter?! Isso mesmo, o clima extremamente frio, com temperaturas chegando a -20 C, trouxe não só o aconchego da paisagem coberta pelas nevascas, mas também a espetacular coruja-das-neves. Encontrá-la, no entanto, não foi tão fácil assim... tivemos que afundar o pé na neve, mas no fim fomos recompensados com dois indivíduos diferentes.

Parker River National Wildlife Refuge. Foto: DAM.

Coruja-das-neves, Snowy Owl (Bubo scandiacus) no Parker River NWR. Foto: Ataiz C. Siqueira.

Algo a ser dito sobre...

Sem dúvida, uma das coisas mais impressionantes sobre a América do Norte é a quantidade de parques, refúgios de vida selvagem e outras áreas de preservação existentes. Dois pontos muito notáveis são a conservação e a abertura ao público. Os acessos são bem sinalizados, as trilhas extensas e a visitação muito permissiva para diversas atividades. Os Centro de Visitantes também são bem estruturados, com muita informação de qualidade e diversos produtos interessantes à venda, como guias de campo.

Por fim gostaria de  deixar aqui também agradecimentos meus e da Ataiz aos meus irmãos, Patrícia, Carolina e Rafael, assim como ao meu filho, meus sobrinhos, sobrinhas, cunhados e cunhada, e também à minha mãe, por toda acolhida e companhia. Um fraterno abraço a todos!


---------------------------------------------------------------------------------
Veja também:




---------------------------------------------------------------------------------

8 comentários:

  1. Sensacional Dante!! Parabéns pelo relato, deve ter sido empolgante ver essa bicharada, mas tambem não deve ter sido muito fácil conseguir a identificação!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Raphael! Sim, muito legal, especialmente os rapinantes. Nada como um bom guia de campo pra ajudar, eu já tinha um da National Geographic e tbm adquiri o do Sibley, um dos mais famosos para as aves da américa do norte. Valeu, grande abraço!

      Excluir
  2. Belíssimo relato, parabéns! Grandes registros e lindas fotos... As águias são incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lucas! São incríveis mesmo, especialmente a águia-real! Um abraço

      Excluir
  3. Que demais Dante! a coruja das neves deve ter sido emocionante!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Miguel! Foi sim... a espécie, o ambiente e o clima tornaram tudo especial. Abraço

      Excluir

  4. Bela viagem que vocês fez, visitando vários dos parques nacionais mais emblemáticos da América do Norte, qualquer observador de pássaros ou amante da natureza ficaria muito feliz em visitá-los. Entre as aves, gostei mais da coruja-das-neves, que também traz memórias do filme The Big Year, onde era o mais desejado e o mais difícil de conseguir
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hernán! Realmente, a coruja-das-neves foi o ponto alto da viagem, embora os parques da california sejam os mais emblemáticos em termos de paisagem. Valeu, abraço!

      Excluir