Projeto Ave Missões: Pesquisa, Educação Ambiental e Conservação com Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul

domingo, 5 de setembro de 2010

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas URI - Santo Ângelo

Palestra sobre aves apresentada na
Semana acadêmica da URI.
     Nesta última terça-feira (31/08), o Instituto Estrela Radiante, através do Projeto Ave Missões, realizou uma palestra, com o título Introdução ao Estudo das Aves, na URI - Santo Ângelo. A palestra, apresentada por Dante Meller, a convite das professoras do curso, fez parte da Semana Acadêmica de Ciências Biológicas. 
   Atualmente, o Instituto Estrela Radiante e este curso estão trabalhando em parceria no projeto Ave Missões. A Universidade está trabalhando com três bolsistas dentro do projeto: dois na área de pesquisa e um na de extensão.
Alma-de-gato, uma das aves
observadas nas matas do Seminário.
     Na manhã do outro dia realizou-se, com cerca de 12 pessoas, a oficina com a prática de observação de aves em ambiente natural. O local escolhido foi o Seminário Sagrada Família.    
      Dentre as mais de 30 aves observadas na manhã, ganharam destaque dos participantes o quiriquiri (Falco sparverius), a maitaca-bronzeada (Pionus maximiliani), o alma-de-gato (Piaya cayana), o surucuá-variado (Trogon surrucura), o pi-puí (Synallaxis cinerascens) e o cardeal (Paroaria coronata). Além destes, interessante também foi ouvir um inambuxintã (Crypturellus tataupa) e ver um gaviãozinho (Accipiter striatus) e um anambé-branco (Tityra sp. se tratando, possivelmente da espécie T. inquisitor).
     Este último ainda não havia sido observado em nossas saídas a  campo, sendo citado para a região, porém, por Belton (1994). A prática de campo realmente mostra seu valor quando nos deparamos com as novidades do dia-a-dia e, como foi dito durante a palestra: "A natureza sempre tem algo a nos revelar, no entanto, geralmente diferente do que esperamos".

Fotos: Luana Almeida e Dante Meller

4 comentários:

  1. Parabéns Dante pelo trabalho que faz com a avifauna das missões! Alma-de-gato é uma das minhas aves "preferidas", se é que posso dizer assim...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. A palestra foi realmente muito interessante!
    Que cada vez mais possas transmitir a tua paixão pelo que fazes! Pois quando a gente faz algo com o coração o resultado só pode mesmo ser esse: satisfação e realização! Muito mais quando é em prol de um bem maior! E que tenhamos mais e mais parceiros nesta atividade tão maravilhosa de contemplação e preservação: a observação de aves!
    Pode sempre contar comigo!
    Pois eu também já me deixei cativar pela "causa"... =*)
    Parabéns!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Sempre fico sabendo de suas palestras através do blog, bem como o belíssimo trabalho que está realizando.
    Atenciosamente.
    Eunísia

    ResponderExcluir